Notícias da DGAP

Visita técnica da Polícia Penal ao Rio Grande do Sul aprimora conhecimento sobre celas modulares

DGAP prepara, para este ano, o início de obras de ampliação de vagas em unidades prisionais de Goiás por meio desta metodologia de construção

Comissão de engenheiros da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) realiza visita técnica em unidades prisionais no Rio Grande do Sul para obter ganho técnico voltado às especificidades do novo sistema construtivo de celas modulares. A Polícia Penal prepara, para este ano, o início de obras de ampliação de vagas em unidades goianas com o sistema modular, cuja construção é mais rápida que o modelo convencional.

Além de visitar os presídios, os técnicos também conheceram a fábrica de elementos modulares da empresa contratada pelo Governo do Rio Grande do Sul. O sistema modular é pré-fabricado, no qual 85% da obra é executada dentro da própria indústria, com a montagem no local. Desta forma, é possível executar a obra com mais celeridade.

“A troca de experiências construtivas entre a Polícia Penal de Goiás e a Polícia Penal do Rio Grande do Sul contribuirá, de sobremaneira, para os avanços na ampliação de vagas no Estado. É um ganho técnico extraordinário! Estamos nos aproximando de um momento histórico em Goiás, com o início da execução das obras de ampliação de vagas no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia”, afirma o gerente de Engenharia da DGAP, Renato Rodrigues de Abreu Vieira.

Outro ganho, segundo o gestor, foi conhecer a fábrica. “Aprendemos bastante sobre a metodologia construtiva. Pudemos esclarecer os possíveis desafios que a área técnica da DGAP poderá enfrentar durante a execução das obras em Goiás. Com toda certeza, a partir de agora, teremos condições de fiscalizar de forma mais contundente a execução dos trabalhos”, emenda.

A visita técnica ao Rio Grande do Sul se encerra nesta quarta-feira (17) – começou na última segunda-feira (15). Os engenheiros goianos visitaram diversas unidades prisionais do Estado, como o Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional, em Porto Alegre, o Complexo Prisional de Charqueadas 2, ainda em construção no município de Charqueadas, e o Complexo Prisional de Canoas, na cidade de mesmo nome.

Além do gerente Renato Rodrigues, estiveram presentes na missão o chefe da Seção de Arquitetura e Engenharia da DGAP, Marco Antônio Rocha, e os engenheiros Guilherme Julio e Rennan Monteiro.

Botão Voltar ao topo
Pular para o conteúdo

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!