Custodiados trabalham para a Prefeitura de Cachoeira Alta
Convênio estabelece mão de obra carcerária na manutenção de vias públicas, limpeza de praças e de repartições, construções e revitalizações de estruturas estaduais e municipais
Convênio entre a Prefeitura de Cachoeira Alta, no Sudoeste goiano, e a Unidade Prisional Regional da cidade permite que os custodiados da UPR realizem manutenção de vias públicas, limpeza de praças e de repartições públicas, construções e revitalizações de estruturas estaduais e municipais. São 26 detentos do regime semiaberto e fechado envolvidos nas atividades.
Além do trabalho realizado de segunda a sexta-feira, salário e da reintegração social, os presos são beneficiados com a remição da pena, conforme determina a Lei de Execução Penal. “Com vigência até 2025, o convênio garante um amplo conhecimento técnico aos custodiados. Por meio das atividades, eles aprendem uma profissão para ao termino do cumprimento da pena, e que possam garantir o sustento lá fora”, comenta o coordenador regional prisional, Victor Manrique.
O convênio também estabelece que os custodiados produzam, dentro da unidade prisional, artefatos de cimento, atividades de serralheria, lavanderia, criação de peixes e cultivos de hortaliças.
Em outra frente de reintegração social, a UPR de Cachoeira Alta oferece a oportunidade da remição da pena por estudo. Nesta modalidade, 51 custodiados estão matriculados na educação formal e na de jovens e adultos (EJA).
FOTOS: Polícia Penal do Estado de Goiás
Comunicação Setorial da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária